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    Aí está um assunto que deixa muita gente em dúvida. Por isso, para começar, vamos listar os tipos de vistorias para veículos e explicar como funciona cada uma delas.

    • Vistoria para transferência

    Realizada em casos de transferência da documentação (mudança de propriedade) para identificar adulterações e fraudes que não estejam de acordo com as especificações do Detran, como peças clonadas, quilometragem adulterada ou itens customizados que não estejam regulamentados.

    Depois da inspeção, é emitido um laudo de vistoria veicular que, por sua vez, permitirá a emissão do novo documento do carro.

    • Vistoria cautelar ou de procedência

    Específica para carros usados e seminovos, visa identificar danos estruturais e comprovar a originalidade do veículo. Também verifica adulteração na numeração do chassi, motor, câmbio, vidros e outros pontos de identificação.

    Não é obrigatória, mas recomendamos sempre a execução.

    • Vistoria prévia

    Tipo de vistoria solicitada pelas empresas que oferecem o serviço de seguro do automóvel, como seguradoras, bancos e financeiras.

    Serve para avaliar o estado de conservação do veículo, verificar a existência do carro e conferir a veracidade das informações fornecidas pelo segurado.

    Funciona como um atestado de procedência do veículo, evitando problemas legais, financeiros e de segurança.

    Ao fazer a inspeção cautelar, os riscos de ter surpresas desagradáveis como documentação adulterada, fraudes, problemas de identificação, débitos não quitados e falta de proteção caem drasticamente.

    • Autenticidade dos documentos do carro e o histórico dos proprietários.
    • Histórico financeiro do veículo, para verificar se há algum débito em aberto.
    • Pendências jurídicas, para saber se o automóvel faz parte de algum processo legal.
    • Estado das partes estruturais como as longarinas, almas de para-choque, painéis do motor e do porta-malas e de segurança, onde são conferidos vários itens, entre eles os de identificação como placas, chassi, motor, pintura, velocímetro, pneus, freio, alinhamento e amortecedores.
    • Indícios de sinistros, como batidas ou roubo.
    • Vestígios de adulteração ou clonagem.
    • Se o veículo foi comprado em leilão ou sofreu algum tipo de recall.

    Como não se trata de uma avaliação profunda da parte mecânica do veículo, a vistoria cautelar não identifica defeitos desse tipo. Para isso, o ideal é que, antes de fechar negócio, o carro seja avaliado por um mecânico profissional de confiança e que seja realizado um test drive.

    A reprovação na vistoria do carro pode ocorrer quando é identificado algum problema com os itens originais do automóvel, como adulterações que não seguem as especificações do fabricante ou quando há problemas em algum acessório ou equipamento.

    A seguir, listamos algumas situações que costumam provocar reprovação na vistoria cautelar.

    • Integridade da suspensão comprometida

    Por ser um dos principais e mais importantes sistemas do veículo, a suspensão está entre os primeiros itens verificados na inspeção cautelar. Sua integridade deve estar em perfeitas condições.

    Como acabam tendo alterações significativas na suspensão original, os carros rebaixados estão entre os mais reprovados nesse quesito.

    • Chassi com numeração alterada ou ilegível

    A numeração do chassi equivale ao número de identidade do veículo, pois traz informações importantes, entre elas o nome da montadora e o local em que o carro foi produzido.

    Numerações com leitura comprometida, raspadas ou com qualquer detalhe que comprometa a identificação são reprovadas na vistoria e, dependendo do caso, é necessário que o chassi seja remarcado para que seja aprovado. Porém, para que isso aconteça, é preciso solicitar uma autorização prévia junto ao Detran.

    • Irregularidades em vidros e janelas

    Etiquetas de identificação, gravações nos vidros e possíveis quebras ou rachaduras nas janelas são verificadas com olho clínico e passíveis de reprovação.

    As películas de proteção – ou insulfim – devem ser instaladas corretamente, seguindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Películas refletivas ou fora dos padrões estabelecidos também não passam pelo crivo inspecional.

    • Estado dos Pneus

    Como todo mundo sabe, pneus em mau estado comprometem drasticamente a segurança do veículo. Para passar na inspeção do lado cautelar, eles devem não apenas estar em ótimo estado, como também devem possuir a largura correta, sem nunca ultrapassar a área da carroceria.

    Equipamentos utilizados durante a troca dos pneus, como macaco, chave de rodas e triângulo também são avaliados.

    Quando um automóvel não for aprovado na vistoria, é necessário agendar uma nova análise. Por isso, é importante ficar atento aos itens que apresentamos e adotar todas as medidas necessárias para regularizar o veículo.