blog

Vistoria veicular: saiba quando o procedimento deve ser feito no seu veículo

Você sabe em que situações é exigida a vistoria veicular? Leia este artigo para saber mais sobre o procedimento e as suas obrigatoriedades.  

 

A vistoria veicular é um processo fundamental para garantir a segurança e o cumprimento das regras de trânsito. Mas você sabe quando esse procedimento é exigido?

No blog abaixo, entenda mais sobre a vistoria veicular, sua importância e quais são as situações em que o procedimento é obrigatório. 

 

O que é vistoria veicular?

A vistoria veicular é um procedimento realizado para avaliar as condições de um veículo, verificando se ele atende aos requisitos de segurança e às regulamentações estabelecidas pelos órgãos de trânsito. Essa inspeção tem como objetivo garantir que o veículo esteja em conformidade com as normas estabelecidas para circulação. Isso é fundamental para a segurança no trânsito.

 

O não cumprimento das normas estabelecidas na vistoria pode resultar na não liberação do licenciamento do veículo, impedindo sua circulação legal.

 

Nesse processo, são avaliados todos os equipamentos obrigatórios, a fim de certificar que todos eles estejam com funcionamento pleno. São analisados diversos itens, como sistemas de iluminação, freios, pneus, emissão de poluentes, identificação do chassi, entre outros. Além disso, a documentação do automotor também é analisada. 

 

Quando a vistoria veicular deve ser feita?

A vistoria é obrigatória em quatro diferentes situações, de acordo com o artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). São elas:

  • Transferência de propriedade do veículo;
  • Regularização de veículos modificados;
  • Mudança de município de domicílio por conta do proprietário;
  • Mudança na categoria do veículo. 

 

A importância da vistoria veicular

A vistoria veicular é fundamental, principalmente por conta da segurança que oferece. Esse processo verifica se o veículo está em condições de circular em vias públicas. Ou seja, é uma forma de evitar imprevistos e proteger o motorista, os passageiros e os usuários da estrada. 

 

O procedimento também serve para garantir que os automóveis estejam cumprindo com as regulamentações de trânsito. 

 

Por esses motivos, realizar a vistoria é considerada uma boa prática de cidadania. Ao não submeter o veículo ao procedimento, você pode perder pontos na carteira e, até mesmo, tê-la retida!

 

Nosso compromisso com a sua satisfação é o que nos faz entregar serviços de qualidade e com segurança. Clique aqui para entrar em contato.