blog

Empresas Credenciadas de Vistorias: entenda o que são as ECVs

Entenda tudo sobre as Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs) e as regras para o credenciamento junto aos órgãos de trânsito. 

 

Você sabe o que são as Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs)? São empreendimentos destinados a realizar vistorias veiculares após autorização dos órgãos de trânsito. São essas empresas que os clientes devem buscar durante processos como o de compra e venda de um carro e mudança de cidade.

Neste artigo, trazemos informações completas sobre as ECVs e as regras necessárias para o credenciamento. Leia abaixo para saber mais. 

 

O que são empresas credenciadas de vistorias?

As chamadas Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs) são empreendimentos autorizados pelos órgãos de trânsito a realizar vistorias veiculares. Ou seja, ficam encarregadas de verificar as condições de segurança e a documentação de veículos, assim como suas características técnicas. 

 

O objetivo é garantir que o automóvel esteja em conformidade com todas as normas e as regulamentações de trânsito. Assim, cria-se uma circulação mais segura nas ruas e nas estradas.

 

A realização de vistorias veiculares inclui análise do chassi, do motor, dos freios do veículo, entre outros itens. Essa atividade é obrigatória em processos como o de compra e venda de carros, transferência de propriedade e mudança de município.

 

Antes do credenciamento dessas empresas, esse trabalho era realizado pelos departamentos de trânsito estaduais. A mudança garante uma grande variedade de ECVs, oferecendo mais qualidade e praticidade aos motoristas.

 

Vale ressaltar que as ECVs atuam como intermediárias entre os proprietários de veículos e os órgãos de trânsito. Isso facilita a realização das vistorias, que são feitas de forma imparcial e seguindo todos os padrões exigidos. 


 


Regras para o credenciamento

Agora que você já sabe o que são Empresas Credenciadas de Vistorias, chegou a hora de entender como é feito esse credenciamento.

 

Para se tornar uma ECV, a empresa precisa seguir algumas regras. São elas:

 

Flexibilização da formação anual de vistoriadores

Além da regulamentação obrigatória da empresa pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, é necessário que a formação anual de vistoriadores siga a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

A comprovação dessa qualificação técnica deve ser feita por meio de certificados ou diplomas de conclusão de curso de treinamento em vistoria de identificação veicular.

Regulamento técnico

Um regulamento técnico sobre a execução da vistoria de identificação veicular será divulgado às ECVs. Ele irá prever a avaliação de:

 

  • Equipamentos e instrumentos necessários para cada aspecto avaliado;
  • Forma de avaliação e integração dos equipamentos com os sistemas informatizados fornecidos pelas Empresas de Tecnologia da Informação de Vistoria (ETIVs);
  • Critérios de aprovação e reprovação.

Sistema randômico

Para garantir uma distribuição equitativa e imparcial do serviço de vistoria veicular, é aplicado um sistema randômico. É esse sistema que vai determinar qual ECV realizará determinada vistoria.

Validade

O credenciamento das ECVs e ETIVs terá validade de três anos. A renovação irá depender do atendimento aos requisitos definidos pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET/MG).

 

Baixe o e-book da AgraMax Vistorias e saiba tudo sobre o assunto

Com a expertise de anos de estrada, a AgraMax Vistorias é uma rede licenciadora que oferece qualidade na prestação de serviços de vistorias veiculares. Nosso objetivo é conferir eficiência aos nossos licenciados no credenciamento junto aos órgãos competentes.

 

Por isso, reunimos as principais informações sobre as Empresas Credenciadas de Vistorias em um e-book completo. Clique aqui para ter acesso ao material e entender tudo sobre o assunto.